REVISTA GUAIAÓ
  • Drops

[ Drops ]

NATUREZA, CONHECIMENTO E AVENTURA

por Beth Soares
fotografia Marcos Piffer

Maior área de proteção integral da Mata Atlântica (332 mil hectares), o Parque Estadual da Serra do Mar abriga em um de seus nove núcleos um reduto da cultura tradicional caiçara. No Núcleo Picinguaba, o visitante tem a possibilidade de interagir com o modo de vida da comunidade, que pode significar uma experiência muito especial.

Nas trilhas que percorrem os 47 mil hectares do Núcleo, além da cultura caiçara, é possível conhecer um pouco da cultura indígena e quilombola, seus laços com a mata e o mar e sua busca pela sustentabilidade através do Turismo de Base Comunitária. Tudo isso tendo como pano de fundo cinco ecossistemas da Mata Atlântica: mata de encosta, manguezal, mata de restinga, floresta ombrófila densa e mata de altitude.

Quem quiser se aventurar encontrará diversas opções de atividades, variando a extensão e o nível de dificuldade das caminhadas. O ponto de encontro e de partida para todas elas é o Centro de Visitantes, situado na Praia da Fazenda. No local, o visitante recebe informações importantes sobre o parque, sua missão, seus atrativos e normas para uma visitação segura e sem impactos ao Meio Ambiente.

O Núcleo Picinguaba tem como singularidade um dos únicos trechos que atinge o nível do mar, estreitando a relação Serra e Mar. Cinco belas praias no município de Ubatuba são protegidas por ele: Cambury, Brava do Cambury, Picinguaba, Praia da Fazenda e Brava da Almada.

Com mais de trezentos projetos de pesquisa, o Núcleo recebe de estudantes e turistas jovens e aventureiros a grupos familiares, atletas, pesquisadores do Brasil inteiro e muitos outros, e oferece a todos infraestrutura e áreas bem preservadas.

Rua Dr. Esteves da Silva, 510 – Centro, Ubatuba – SP.

Telefone: (12) 3832-1397 / (12) 3833-6552

E-mail:

pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br

Voltar ao topo